Sesimbra

Sesimbra

CRÓNICA Nº 11 – Ou Melhor, CRÓNICA Nº 13,53 - O I.V.A.

                                 
Página Cor-de-Rosa a Preto e Branco – uma crónica de Maria Populina, Licenciada em Economia Doméstica, Mestra em Economicismo e agora, Doutora em Qualquer-Coisa e, acima de tudo, Especialista em Croniquetas Sociais.
Olá, sejam bem-vindos de novo meus leitores e leitoras, bom dia, boa tarde ou boa noite, consoante a hora a que me estão a ler, de preferência de manhã ou à tarde para não gastarem muito na electricidade pois a Crise está para continuar! Como todos estão a ver!... E a ler…!
Basta começarmos pelo número da Crónica que do 11 passamos para o 13,53 (IVA incluído)
O IVA diz-se ser o Imposto (ai que coisa que já começo a ficar farta dos Impostores… há 3 crónicas que não me deixam em paz) do Valor acrescentado…ora expliquem-me lá, acrescentado a quê… isto é tudo manigância para terem mais lucros… meia dúzia de carcaças, mais IVA, uns quilitos de batatas, mais IVA, uma dúzia de cebolas, mais IVA, uma samarra para encobrir, e mal, o frio, mais IVA…isto não é um IVA, é mas é uma OVA!
Obrigação a Valer e sem Argumentos… (OVA) assim é que se devia chamar esta… coisa que chamam IVA.
Sim sem argumentos, pelo menos para nós, e escrevam o que vos diz esta amiga do coração…porque depois os ‘big fish’ que é como quem diz os ‘tubarões’ e os ‘chernes’ da política, com as suas grandes empresas vão gabinete do Sr. Teixeira, apresentam as facturas e mais facturas e conseguem recuperar o IVA…ora uma OVA para todos eles … nós pagamos e eles é que ainda recebem como se precisassem tanto ou mais que nós…. Mas é mesmo assim, escrevam o que a Vossa Populina diz…
- Manel, não me interrompas o meu serviço cívico, tá mas é caladinho senão não há filetes para o jantar… levas mas é uma solha e, e…. ora esta isto agora já não podemos ser cronistas…?
Voltando à Vaca Fria, ou seja ao IVA, esta é a maior desonra a que todos nos sujeitamos, pagar por algo que não precisamos ou, pior ainda, pagarmos por algo que nos é imprescindível.
Vejam bem como os senhores dos impostos nos manipulam… se não pagamos a água e a luz… morremos à fome e à sede, se não pagamos o IVA dos produtos que consumimos… não temos direito aos mesmos…
Assim, o IVA  é, nem mais nem menos que o monstro das nossas bolachas, comes uma, ele quer comer 23, comes um pão, ele come 23% do todo e por aí a diante…. 23 é para o do estado e, se juntarmos a isso aos Outros Impostos,… o que sobra não é nada e, se for alguma coisa é para nós pagarmos…. Como sempre… lá terá que ser…
E não nos vale de nada protestarmos, nem fazermos greve, nem nada disso… como povo que somos, levamos no lombo e, para alguns, ainda conseguimos ter algum heroísmo!...
Bem Hajam….
Vá, meus queridos Amigos, até à minha próxima Crónica que vai ser Uma lição de Economicismo! .
Para Todos os  Beijos e Abraços bem apertadinhos para todos, da Vossa sempre Amiga.
‘Maria Populina’                                                                                                  
(By Nuno Teodósio)

Sem comentários:

Enviar um comentário