Sesimbra

Sesimbra

CRÓNICA Nº 12 - Lição de ECONOMICISMO....

Lição de ECONOMICISMO                                                            

Página Cor-de-Rosa a Preto e Branco – uma crónica de Maria Populina, Licenciada em Economia Doméstica, Mestra em Economicismo e agora, Doutora em Qualquer-Coisa e, acima de tudo, Especialista em Croniquetas Sociais.
Olá, sejam bem-vindos de novo meus leitores e leitoras, bom dia, boa tarde ou boa noite, consoante a hora a que me estão a ler, de preferência de manhã ou à tarde para não gastarem muito na electricidade pois a Crise aí está a Ferro, Fogo e… como sempre…. Sem dinheiro…que se veja! E aqui vai hoje uma lição de Economicismo para ajudar todos a vencer a malfadada Crise…. Quer dizer, pelo menos, para alguns, claro!
Como Mestra em Economicismo, esta lição de hoje é muito importante para todos vós. Em primeiro lugar há que deixar bem claro o que é Economicismo e Economizar… ou seja aquilo que os políticos apregoam e aquilo que, nós, o povinho, temos de fazer… economizar e cada vez mais… Ora esta história é muito complexa mesmo… para alguns é comprar com cartão e desconto no talão e o que se pensa que se lucra lá se vai no acréscimo dos preços… há quem diga que há zero de aumento e de preocupação pois o preço é igual o ano inteiro… acreditam nisso? Depois temos as marcas brancas com preços que, no fim do carrinho cheio, vemo-nos petos para pagar a conta… onde nos ajudam então???  Em nada! Ponto parágrafo! A não ser… na dúvida, que nos assalta o pensamento enquanto a economia nos assalta a bolsa… e de que maneira!…
Vamos mas é passar da teoria à prática que assim aprendem de certeza a amealhar nesta lição de Economicismo: Ora bem… vamos ao supermercado, como sempre, primeiro fazemos uma lista: leite (4pacotes), manteiga (2 pacotes), Bolacha Maria (3 embalagens), batatas (2k), cebolas (2K), rebuçados para as crianças (2 emb.), carne picada para hambúrguer (1k), Bifanas (4k), Cenouras (4k), couve lombarda (2 couves), nabos (1,5k), Azeite (2 garr.) … e pronto! Aqui está a lista…
Vamos agora à parte da economia… É assim: 2 litros de leite diluídos em água dá quatro litros… e não se nota nada…diz-se que é leite magro…, 1 pacote de manteiga chega para um mês… há que ter atenção ao colesterol, as bolachas Maria, 1 pacote chega decerto, portanto, com metade faz-se um bolo com margarina e café e a outra metade, bem repartida, dá para os putos levarem para a escola – meia bolacha por dia para cada um e já é farináceo a mais… metade das batatas e das cebolas para não fazer os guisados tão caldosos e a carne picada dá para quatro hambúrguer, pequeninos pois a carne em exagero faz mal…o resto dá para dois empadões, pelo menos para 6 refeições familiares, as bifanas (2 k chegam) servem para uns 2 ou 3 jantares com a sobra e o sogro, acompanhados com batata frita (aos quadradinhos muito pequeninos…) e couve lombarda salteada pois tem fibras e faz bem ao intestino. Estão a ver como é a Economia? Com a s cenouras e os nabos (como nós) faz-se uma sopa que, com um pouco mais de água dá para quase 1 mês e…vivamos felizes…. O que sobra das compras vai para o ‘migalheiro,’ sim que o que se consegue juntar são as meras migalhas do pouco pão que nos passa pela mesa…e em dias de festa… talvez um dia dê para juntar tudo e fazer uma fatias… de cobre… que nem a dourada chegam pois não há guito para os ovos… e ‘paridas’ muito menos…. O que custa um parto  nos nossos dias…
O meu Manel hoje quer ‘rabanadas’… esperem aí que vou abrir a janela da sala e a da cozinha e isto vai ser cá uma ‘rabanada de vento’ que o ‘home’ fica duas semanas de cama… eu, pelo sim pelo não, vou por um xaile…
E não esqueçam, queridos leitores… a próxima crónica é sobre o IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO!
Para Todos Vós, os  Beijos e os Abraços bem apertadinhos como é hábito, desta Vossa sempre Amiga,
‘Maria Populina’              
                                                           (By Nuno Teodósio)

Sem comentários:

Enviar um comentário