Sesimbra

Sesimbra

CRÓNICA Nº 9 OS IMPOSTOS QUE NOS SÃO IMPOSTOS

CRÓNICA Nº 9  -  OS IMPOSTOS                                                          
Página Cor-de-Rosa a Preto e Branco – uma crónica de Maria Populina, Licenciada em Economia Doméstica, Mestra em Economicismo e agora, Doutora em Qualquer-Coisa e, acima de tudo, Especialista em Croniquetas Sociais.
Ora vivam os meus leitores e as minhas leitoras, bom dia, boa tarde ou boa noite, consoante a hora a que me estão a ler, de preferência de manhã ou à tarde para não gastarem muito na electricidade pois a Crise continua na mesma e vamos lá ver até quando… p’lo andar da carruagem…nem para as calendas gregas….mas enfim…é o que nos é imposto e cá o povo…aguenta-se!
A propósito de imposto é sobre isso mesmo que hoje vou versejar…em prosa!  Como está bem de se ver, os Impostos são uma coisa que nos é Imposta e à qual não podemos fugir… (alguns!) que há outros que fogem e fogem e voltam a fugir e não lhes impõem nada a não ser umas penas suspensas e que penas, ou outra coisa do género que eles depois ficam todos inchados e até parecem uns passarocos que a vossa Populina tem cá em casa e que fazem cá uma chilreada… mas dos outros nem se ouve falar e até parecem aves raras…. Mas acreditem que não são mesmo nada raras…tantas são!
Vamos lá então a explicar os Impostos, ora todos eles têm uma coisa comum… começam por um I, ora vejam lá se seguem aqui o meu pensamento: temos o IVA, o IRS, o IRC, o IMT, o IS (estes são aqueles mais pequenotes que andam pelos partidos como aias das princesas (os IS MAN) ou que dizem sim a tudo o que os seus manda-chuva mandam fazer…senão lá têm o lugarzito à disposição de outro IS (sim que há sempre um à espreita que outro meta a pata na poça…e com o que tem chovido por aí….ui, ui)
Eu cá estarei para vos contar mais tarde. mas, prosseguindo, ainda temos outros I’s: o IMI, o IA, o ISV, o IUC, etc… portanto, como podem ver são I’s que nunca mais acabam… e quem os paga?… ora está-se mesmo a ver que somos sempre os mesmos, pois então… e que nos resta destes I’s para andarmos de carinha laroca e animada….? Ficarmos com o que sobra dos I’s todos: as Iscas! E vejam lá se desenjoam.
Esta das Iscas foi ideia do meu Manel que ontem pediu cá a janota para lhe por umas iscas em ‘vinha d’alho’ pois já andava com saudades… e eu lá lhe vou fazer a vontadita.
Saudades temos nós todos dos que não nos Impunham tanta coisa, não havia cá tanto Imposto e muito menos tantos Impostores, sim que quem nos obriga ou Impõe estes Impostos só pode ser da autoria de um Impostor. Ora vejam lá o raciocínio:
IRS – Impostores que Roubam os Singulares;  IRC – Impostores que Roubam os Colectivos;  IA – Impostores do Automóvel… Imaginem que se agora ficarem a dever algo ao Fisco…se vos apanharem a conduzir, Roubam-vos logo o Carrinho para Penhora e que se Lixe cada um de nós… vamos a pé nem que seja de Bragança a Vila Real de Santo António…porque somos pobrezitos para ter uma casinha da ‘Gaivota’ em Albufeira…. Um ninho de pardal e já é um Figo… do Algarve, não é?
Bem meus leitores lá vou fritar a batatinha para as Iscas e vamos lá a ver qual o próximo Imposto que os Impostores nos vão Impor|
Vá, meus queridos Amigos, até à minha próxima Crónica que, como já scalculam, é sobre as MAIS-VALIAS.
Aqueles Beijos e Abraços para todos, desta vossa sempre Amiga e sempre à vossa serventia.
‘Maria Populina’                                                                                                           (By Nuno Teodósio)

Sem comentários:

Enviar um comentário